FIBROMIALGIA

"Fibromialgia é um alarme da alma. É quando se fica autoimune ao descontentamento e o corpo pede socorro, onde até um carinho dói. Porque a alma precisa de estar onde o olhar ultrapassa a visão. Precisa de aconchego, de colo, de fugir do comum e voltar ao que o coração necessita, que é a mansidão e a paz perdida."

A fibromialgia é uma doença crónica que tem como característica sensibilidade e dores em todo o corpo, especialmente na musculatura. Ela é considerada uma síndrome, já que envolve uma combinação de sintomas além das dores, como fadiga, ansiedade, depressão, diminuição de autoestima, distúrbios do sono, alterações intestinais...

Além disso, é importante lembrar que, um dos sintomas da fibromialgia é a chamada névoa mental, ou "fibro fog", que se manifesta por uma dificuldade cognitiva que afeta a memória, a concentração e a atenção. Por conseguinte, é necessário tratar as questões físicas, mas também as questões mentais destes pacientes.

Viver com fibromialgia é sentir vontade de fugir do próprio corpo e sentir indiferença ao redor.

Não se sabe exatamente o que causa a fibromialgia, mas acredita-se que diversos fatores podem contribuir para seu desenvolvimento, como a genética, ambiente sócio-comportamental, traumas físicos ou emocionais, dentre outros. Apesar de ser mais comum em mulheres, a condição também pode atingir homens e crianças.

A pessoa com fibromialgia acaba por sentir um impacto negativo na sua qualidade de vida, nomeadamente devido às dores constantes e às demais condições e limitações impostas pela doença. O bem-estar físico, mental, funcional e social é afetado e geralmente com acréscimo de elevados custos económicos.



DRA. CÉLIA LOSA |  WhatsApp +351 919 900 000
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora