BEM-ESTAR
AMOR-PRÓPRIO E FELICIDADE
"Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira."

Amor-próprio, buscá-lo pode ser um desafio, mas é necessário. Sem amor-próprio não é possível encontrar a felicidade, o sucesso e a realização pessoal. Amor-próprio é a aceitação das qualidades, defeitos, conquistas, fracassos, escolhas e experiências de vida em sua plenitude. Quem se ama compreende que é imperfeito e pode errar, além de estar disposto a melhorar sem interferência do orgulho.
Quando nos amamos, podemos então desenvolver competências para a felicidade, a capacidade de superação e de sentir realização de vida. Trata-se de aplicar a psicologia positiva na promoção da saúde pelo bem-estar pleno, o caminho para uma vida com propósito, propósito a propósito até ao propósito maior.
Esta plenitude assenta em 5 elementos essenciais:
- Emoções positivas: Uma pessoa feliz costuma experimentar mais emoções positivas que negativas (numa proporção de 3:1), como gratidão, prazer, inspiração, alegria, etc.
- Envolvimento: Sentir compromisso com as atividades do dia-a-dia é relevante para ter a sensação de plenitude. Isso faz com que a pessoa tenha o foco no que está a fazer, sem que outros pensamentos invadam a mente; sinta-se desafiada e, após a realização da atividade, sinta prazer.
- Relacionamentos positivos: Sem dúvida, um fator fundamental. Os relacionamentos saudáveis dão sentido à vida e podem auxiliar nos momentos mais desafiadores.
- Propósito de vida: É o sentido que a pessoa dá à sua vida que faz com que ele persista diante das dificuldades e busque os seus objetivos e sonhos.
- Conquista: A sensação de alcançar o que deseja é muito importante para a felicidade de muitas pessoas. Essas conquistas podem ser pequenos passos, como podem ser a realização de grandes sonhos.
Amor-próprio e as 5 grandes dimensões do bem-estar são trabalhadas em consultas de desenvolvimento humano, onde a psicologia positiva coloca ao dispôr do profissional, técnicas e ferramentas que potenciam o autoconhecimento para que as pessoas se desenvolvam e sintam-se mais realizadas e satisfeitas com a vida.
