SAÚDE DA MULHER
CONSCIÊNCIA E AUTOCUIDADO
"O corpo reage ao que a mente acredita, as emoções motivam a reação."

Ao longo da vida, muitas são as transformações que ocorrem no corpo da mulher. São particularmente marcantes: a fertilidade, a gravidez e a menopausa. Nestas fases as alterações hormonais podem criar quadros de saúde menos fáceis de adaptar à vida e às relações.
FERTILIDADE
Quando falamos de fertilidade, falamos também das mulheres em idade fértil e que não conseguem engravidar. As causas podem ser diversas e lidar com a infertilidade pode ser emocionalmente difícil. Assim, devem ser consideradas as alternativas que possam reduzir a ansiedade que a infertilidade tende a trazer. Ela pode ser minimizada mediante o apoio das equipas de profissionais da saúde, além dos amigos e familiares.
GRAVIDEZ
Os benefícios nos cuidados durante a gravidez e o parto, são um ganho claro na saúde das mulheres. Nesta fase é aconselhável rever estilos de vida e adotar hábitos saudáveis, estar alerta ao corpo e emoções, mimar-se em dobro e rodear-se de ambientes limpos, seguros e felizes. A colaboração multidisciplinar de profissionais de saúde nos cuidados da grávida, é fulcral para o melhor desenvolvimento fetal, que se reflete depois no novo ser.
MENOPAUSA
A menopausa acontece durante o climatério, período de transição em que a mulher passa para a fase de não-reprodutiva. Como a menopausa é uma fase que altera as hormonas femininas, algumas mulheres podem apresentar problemas como mudanças de humor, instabilidade emocional, desinteresse, depressão, ansiedade e dificuldade de concentração. Fazer regulação psicossomática é uma forma de melhorar a autoestima e qualidade de vida. O processo de desenvolvimento humano em clínica acrescenta sentido de futuro e realização.
