SAÚDE PREVENTIVA
REGULADORA E INTEGRAL
"Prevenção é mais que cuidado, é praticar o Amor-Próprio na sua totalidade!"

Saúde preventiva é uma abordagem que busca incentivar uma vida equilibrada e que evite o surgimento de doenças. O foco fundamental é monitorar a saúde, garantindo mais qualidade de vida e o bem-estar.
Enquanto a medicina convencional se foca em tratar sintomas e minimizar o desconforto de doenças, a medicina preventiva age na raiz do problema, buscando entender as suas origens e propondo mudanças de hábitos que possam prevenir o (re)surgimento de enfermidades.
Portanto, o intuito da prevenção é agir na promoção da saúde física, mental e emocional, e não necessariamente curar doenças específicas.
Neste contexto, a regulação psicossomática e o desenvolvimento humano atuam no processo de orientação comportamental, facilitando o sucesso dos objetivos e da vida desejada, com bem-estar e felicidade.
São utilizados três níveis de atenção na medicina preventiva. São eles:
- Prevenção primária – focada em pessoas saudáveis. Trabalha para a redução de fatores de risco e para impedir o desenvolvimento de doenças.
- Prevenção secundária – voltada pessoas que já foram diagnosticadas com alguma doença crónica, mas sem grandes sintomas ou complicações. O objetivo é interromper a evolução da enfermidade e evitar sequelas.
- Prevenção terciária – atua diretamente nos portadores de doenças crónicas em estágio avançado, com a finalidade de reduzir a progressão de complicações e possibilitar o aumento da qualidade de vida da pessoa.
